Festa de São Donato iniciará nesta quinta-feira apenas com programação religiosa

A Paróquia São Donato está nos preparativos finais para a Festa de São Donato. Devido ao contexto de pandemia, a septuagésima edição da festa acontecerá com apenas a programação religiosa. A abertura acontecerá nesta quinta-feira, dia 06/08, com a troca das vestes da imagem de São Donato.

Neste ano, a família Ghisi é a responsável por dar novas vestes ao padroeiro. Para Eliete Ghisi, membra da família, é uma alegria dar vestes novas ao padroeiro: “Foi com alegria que a família Ghisi recebeu a notícia que neste ano trocaríamos a veste de São Donato”, afirma Eliete. Este momento está marcado para acontecer às 19h, na Igreja da Misericórdia. 

Já às 19h30, está marcado para acontecer o momento de reinauguração da Igreja Matriz São Donato, que deste o mês de janeiro passa por uma restauração interna e externa. “É um momento de muito júbilo podermos reinaugurar a igreja central de nossa cidade, ainda mais linda e com uma repaginação completa”, afirma o pároco da Paróquia São Donato, Pe. Antoninho Rossi. O sacerdote ainda afirma que com a reforma fez do templo um lugar mais intenso de oração: “trouxemos símbolos para a nossa matriz que nos recordam a história da paróquia e a memória de São Donato, como o cálice colocado no corredor central, à frente do presbitério, recordando o maior milagre de nosso padroeiro”. A missa de reinauguração da igreja será presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach. 

A programação da festa se entende até o domingo, dia 09/08. Na sexta-feira, dia de São Donato, acontecerá missa festiva às 10h, presidida pelo pároco, Pe. Antoninho Rossi, e a missa pelos comerciantes, às 19h30, presidida pelo Pe. Antonio Vander da Silva.  No sábado, 08/08, às 19h, o Pe. Roberto Fontana Talau, vigário paroquial, preside a santa missa com os festeiros de São Donato, às 19h. No domingo, 09/08, último dia da festa, acontecerá a missa pelos pais, às 9h, e a missa de encerramento da festa e abertura da semana da família, às 19h, presididas pelos padres Gabriel Damolin e Antoninho Rossi, respectivamente.