LEVE O CÉU DENTRO DE VOCÊ

A liturgia é Jesus enviando os 72 discípulos

Alegrai-vos

A maneira como anunciamos o Evangelho hoje é diferente da forma como anunciávamos a anos atrás. E é bom. A civilização mudou. O mundo mudou. A linguagem mudou.

E nós precisamos buscar dos recursos de hoje para falar daquilo que é eterno. Nós não mudamos o conteúdo do que é eterno, mas colocamos no invólucro correto

Nós colocamos numa moldura correta

Alegrai-vos; talvez estejamos vivendo em um momento em que a grande missão do mundo é descobrir que o Evangelho nos torna felizes. A alegria como um testemunho de que Deus está acontecendo dentro de nós. Sabe quando as pessoas olham para nós e descobrem que algo muito bom aconteceu com a gente? Que não estamos com cara de ressaca. Você já percebeu que tem muita gente quando volta da missa tem cara de ressaca?

A alegria é um elemento evangelizador, porque ela convence. O mundo carece de pessoas que tenham alegria de proposta do Senhor. A pertença provoca alegria. Deus está comigo. Ele caminha comigo e o resultado desta pertença religiosa é a alegria. Quando você identifica que os perrengues da vida continuam do mesmo jeito, mas a forma com que você lida com eles é diferente porque o seu coração está visitado por Ele.

A minha opção por Jesus me fez mais alegre. A minha opção pela igreja me fez mais feliz. Me tornou mais disposto, mais aberto a vida. No oposto você também pode pensar nas pessoas que estão infelizes, que se afastaram do sentido da vida, que foram aos lugares que o mundo construiu como palco de alegria e você vai lá identificar se aquilo de fato é alegria, se tem místicas. Você mesmo.

Quantas vezes você correu atrás de certas alegrias que te deixaram mais tristes?

Quantas vezes você foi atrás de alegrias e trouxe no bolso a decepção, a ressaca, uma desilusão:

A alegria nasce de Deus, da pertença religiosa, é aquela sensação boa que nós estamos no caminho certo, fazendo o que deveria ser feito.

Você em seu dia a dia desafia-se para que o estacionamento não chegue, que você não se acomode na vida, mas que você está movido por um querer de Deus que não se deixa desanimar, se olha de um jeito novo. Valioso, capaz de não perder.

É comum nos dias de hoje pessoas não se sentirem mais pertencentes a si próprios. O seu corpo não é mais um lugar de dignidade.

SER O GUARDIÃO DO QUE É SAGRADO

Cuidar em mim de tudo o que é sagrado

Eu sou um território santo que devo ser amado. Que devo ser cuidado. Olhar para o que pode ser cuidado e valioso dentro de mim. Olhar-me com uma atenção especial.

O grande desrespeito na sociedade hoje, é desrespeitar as marcas de Cristo, que há em nós.

Hoje as pessoas estão gostando de coisas fúteis, de como cada vez mais estamos acostumados a músicas, frases desrespeitosas a dignidade humana. É impressionante como o mundo de hoje coloca dentro de nós o mau gosto.

Eu nunca vi algo como hoje, estamos sendo nutridos a gostarmos do mau gosto. Hospedar dentro de nós o que não presta, o que é fútil. E acabamos sem imaginar a repetir coisas que não são alegria.

Depois precisamos de clínicas para recuperar a alegria. Que alegria é esta? A moléstia do mundo a precariedade do mundo se hospeda em nós, e nos faz pensar no pior

E aí meus irmãos, não adianta uma corrente no peito com uma cruz se a mente não é cristã.

De nada vale se o nosso discernimento não estiver aguçado para percebermos quando é que o diabólico do mundo está encontrando espaço em nós para crescer. Se a gente não tem uma consciência iluminada para perceber que o que há de pior seja nas praças, seja nas festas, seja nos grupos de amigos.

O mau gosto do mundo não pode se hospedar dentro de você. Não permita isso.

Eu quero viver alegrias que não precisam molestas. O meu corpo e a minha dignidade. Eu quero Jesus,

SER GUARDIÃO DA ALEGRIA

Você vai em nome de Jesus. Ele lhe envia a ir a lugares que Ele deveria ir e confiar em você. O envio é dar condições de chegar a lugar onde Ele não pode chegar. Como nós podemos chegar. Ele chega de maneira Espiritual, nós chegaremos de maneira corporal. Ele solicita a criatura humana para agir e estar no mundo. Ele solicita ao seu corpo para poder chegar aos amigos, Ele solicita o seu corpo para que a igreja continue a sua missão na sua vida, na sua história, no lugar que você escolheu para viver e mostrar com a sua dignidade que vale a pena seguir os passos de Jesus.

Você poderá me dizer, mas padre, eu sou tão perrengue, pois é, Ele só escolheu gente perrengue. Não se entusiasme por menos.  Gente perrengue quando disposta transforma o mundo. Gente miserável quando disposta a ação de Deus em sua vida torna-se santa, santa, revolucionária.

O solo que você vai pisar é para se tornar um solo santo. Ai padre, minha família precisa de Deus. Sim fale de Deus com alegria. Viva com alegria. As pessoas perceberão que você mudou. O que foi? Não brigou, não chutou o cachorro, arrumou a cama

É coisa nobre. É Deus agindo. É humano mudando

Fique de olho com as coisas de mau gosto. Deus é muito presente em nós quando a gente não é lixo musical, lixo de palavras, lixo de entulhos das palavras.

Manter-se na alegria, na vigilância, e estar nos lugares que Ele quis é ter a certeza que no final da vida o seu nome estará inscrito no céu.

Você estará na festa do céu.

E o que lhe fez chegar ao céu? Foi a sua luta diária de tentar permanecer em Deus.

Às vezes seu nome está na lista da balada. Isso dá alegria. Mas não tem maior alegria do que seu nome estar na lista do céu.