Iniciação à vida cristã

Iniciamos o projeto de renovação das atividades na Igreja a partir da Iniciação à Vida Cristã. Queremos dar um novo impulso à Pastoral do Batismo, à catequese de preparação para a Eucaristia, à Crisma e à Iniciação Cristã de Adultos (sacramento do matrimônio).

O discipulado pressupõe um caminho progressivo. Caminho este que ninguém pode realizar sozinho; requer alguém que conduza pela mão a quem se dispõe a percorrê-lo. O caminho tem início com o primeiro anúncio, que apresenta o núcleo da fé e a comunidade cristã. Depois, se passa ao contato direto com a Boa-Nova de Jesus Cristo, através da qual o iniciado vai percebendo o que significa a vida nova e suas exigências, para, em seguida, responder pessoalmente ao convite do Senhor: Vem, e segue-me (Mt 19,21).

A Iniciação Cristã é uma exigência da missão da Igreja: formar cristãos firmes e conscientes para os novos tempos em que a opção religiosa é uma escolha, e não simplesmente tradição e imersão cultural. Este é um dever que temos como servidores do Evangelho.

Ser discípulo é dom destinado a crescer. A Iniciação Cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. É necessário assumir a dinâmica catequética da Iniciação Cristã. Uma comunidade que assume a Iniciação Cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário.

Segundo o Papa Francisco tem insistido na necessidade de sermos ousados e criativos. Ousados, pois os tempos mudaram, a visão antropológica se transformou, a compreensão e a prática da fé cristã precisam de novo ardor. Criativos, porque o fenômeno mesmo da globalização exige novos métodos e novas expressões.

Cremos que somente uma comunidade de iniciados há de cooperar para a transformação do mundo para melhor, segundo os critérios do Evangelho. Para tanto, os primeiros a necessitarem de ousadia, criatividade e novo ardor, sejam nós mesmos!

Queremos neste ano de 2019, sobretudo, reacender a alegria e o ânimo de evangelizar. Ter uma catequese renovada que motive cada cristão a estar inserido dentro de sua comunidade ou pastoral que auxilie a viver a comunhão com o Senhor.

Que São Donato interceda e que Deus nos abençoe hoje e sempre!