Padre Alex relata sua participação no Congresso de Catequistas, em Aparecida

Dos dias 8 a 10 de fevereiro de 2019, no Santuário Nacional, na Casa da Mãe Aparecida, a primeira catequista de todos nós, aconteceu o 1º Congresso Nacional Catequistas Brasil. O evento reuniu cerca de 2000 mil catequistas de todas as regiões  do Brasil e, contou com evangelizadores de referência na formação da catequese no Brasil.

A presença de Assessores da CNBB para a Pastoral Bíblico-catequética foi de extrema importância, com suas reflexões profundíssimas. Bispos, Padres e leigos contribuíram com o conteúdo e proporcionaram muito conhecimento. As maiores editoras católicas do Brasil também contribuíram com o Evento, apresentando seus principais autores especialistas em Catequese e marcando presença com seus estandes de livros. Além delas, congregações e instituições completaram as Arenas Catequéticas.

Como disse um dos palestrantes Padre Zezinho, SCJ: “Quem não pensa dá o que pensar”, por isso o Catequistas Brasil foi um encontro de conhecimento, formação, inspiração, motivação, reflexão sobre a Catequese do Brasil. Foram mais de 40 palestras e 27 oficinas que garantiram a formação dos congressistas. Uma novidade ficou marcada em meu coração: “Catequese com o ventre materno”, até então, uma novidade para mim.

 Vale mencionar que convidados especiais estiveram presentes durante o Catequistas Brasil, como Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Presidente da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, além de Dom Hugo Cavalcante, OSB, e Frei Carlos Masters, OC, que enriqueceram o evento com suas mensagens de motivação e palestras. O encerramento do congresso contou com a Missa de Envio presidida por Dom Peruzzo que abençoou a cruz do catequista e agradeceu, em nome do episcopado brasileiro, os esforços de todos os envolvidos na organização deste grandioso Evento.

Eu, padre Alex Serafim, participei do encontro e fiquei encantado e entusiasmado com a força da Catequese. Somos hoje, 1 milhão de ministros de Catequese no Brasil, e queria sintetizar a Catequese no e do Brasil em uma palavra: Amor! Ano que vem acontecerá o Catequistas Brasil 2020, que tal nossa comunidade, paróquia e diocese participarem? Fica o convite!

Deus abençoe!


Pe. Alex Serafim

Vigário paroquial da Paróquia São Donato.