Paróquia São Donato realiza a 1ª Semana Paroquial de Liturgia

Com o tema “Liturgia: conhecer mais para melhor celebrar”, a Paróquia São Donato realizou de 26 à 28 de fevereiro a 1ª Semana Paroquial de Liturgia. Promovida pelas coordenações paroquiais dos serviços ligados à liturgia, a Semana de Liturgia reuniu mais de 700 pessoas, entre ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, ministros da Palavra, leitores, salmistas, cantores, instrumentistas, acólitos, coordenação de coroinhas, além de ornamentadoras e sonoplastas. Participaram também membros da Pastoral da Acolhida, Pastoral da Comunicação e Catequistas.

Na primeira noite de formação, Pe. Thiago de Moliner Eufrásio trouxe uma profunda reflexão sobre a Santa Missa, com importantes considerações sobre como podemos melhor nos preparar para ela, do que nela celebramos e o que fazemos em cada parte do rito.

Na segunda noite de estudos, a Sra. Maria Salete Mafra trabalhou a temática da iniciação à vida cristã, numa formação que uniu liturgistas e catequistas aprofundando a importância de uma maior interação entre liturgia e catequese, dentro da mistagogia dos itinerários catequéticos.

Já na última noite de formação, Pe. Maxssuél da Rosa Mendonça, assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Litúrgica, trabalhou “A Sagrada Liturgia e os ministérios na eclesiologia do Concílio Vaticano II” trazendo as bases da ministerialidade eclesial e exortando os serviços de liturgia a desenvolverem bem suas atribuições.

A Semana Paroquial de Liturgia foi a primeira ação conjunta das coordenações dos serviços de liturgia, que neste mês de março iniciarão também as visitas litúrgicas à cada uma das 19 comunidades da Paróquia dentro da mesma proposta de uma caminhada comum e uma “participação mais ativa e consciente nos Sagrados Mistérios celebrados na Liturgia” como pede o Concílio Vaticano II.