Duas novas comunidades são criadas na Paróquia São Donato

A última semana foi histórica para a Paróquia São Donato. Isso se deve ao fato de que a paróquia criou duas novas comunidades: Nossa Senhora de Lourdes, no Loteamento Dona Ema, e Nossa Senhora Aparecida, no Loteamento Lima.

Na quarta-feira, 24 de abril, foi celebrada a Santa Missa no Loteamento Ema e contou com a participação de membros do Movimento de Cursilho e Cristandade da paróquia, este que é responsável pela formação e consolidação da nova comunidade. A nova comunidade escolheu Nossa Senhora de Lourdes como padroeira.

Já no sábado, 27 de abril, foi a vez do Loteamento Lima se tornar comunidade. A padroeira escolhida é Nossa Senhora Aparecida e a missa de criação foi acompanhada pelo Movimento Familiar Cristão da paróquia e por muitos moradores do Loteamento.

O pároco, Pe.  Antoninho Rossi, foi quem presidiu as duas missas. Ele enaltece que a paróquia precisa ter olhos voltados para o crescimento da cidade. “Nós temos uma paróquia muito dinâmica e também bastante desafiadora. Precisamos estar atentos aos novos loteamentos e aos bairros que possuem alto crescimento populacional. Nós, enquanto Igreja, precisamos que a maior parcela do povo de Deus seja contemplada com santas missas mensais e por outros serviços de pastoral que a Igreja realiza”, afirma o sacerdote.

O coordenador do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial), Túlio Niero, também frisa a importância da criação de novas comunidades. “É sempre uma alegria podermos anunciar o Evangelho a todos. O documento 100 da CNBB nos encoraja a sermos desafiados diante das rápidas mudanças do mundo. É preciso fortalecer os vínculos comunitários, enxergando os limites de nossas práticas atuais, animando cristãos leigos e leigas para serem missionários no anúncio do querigma. Uma comunidade é formada de fé, esperança e caridade, na partilha, na comunhão, na unidade, no testemunho”, afirma o coordenador. Ele ainda faz uma prece para as novas comunidades: “Rezemos juntos por essas novas comunidades, e com a intercessão de nosso padroeiro São Donato, possamos levar a alegria do Cristo Ressuscitado a todos os povos”, pontua.

As comunidades, a partir de agora, passarão a contar com celebrações eucarísticas mensais e o MFC  e MCC  continuarão a evangelizar nas comunidade, proporcionando a criação de serviços de pastoral, CPC e CAEP. A Paróquia São Donato possui agora 21 comunidades.