Morro Bonito

Padroeiro (a): Sagrado Coração de Jesus
Conselheiro de Pastoral: Ivone Guislon Dalmolin

Comunidade do Morro Bonito

A mata nativa foi o cenário que as famílias encontraram por volta de 1890. Onde antes eram florestas, crescem agora diversas plantações necessárias para o sustento das famílias.
Sem dispor de modelos prontos, as famílias tiveram que encontrar respostas para as necessidades culturais, religiosas, esportivas e administrativas, era o progresso chegando.
Apareceram então, engenhos de cana de açúcar, farinha, uma cerraria tocada a água, e um pilador de cereais, tudo em benefício para a comunidade.
A vivência da fé era alimentada pelo terço em família.
Em fevereiro de 1948 foi inaugurada a primeira escola, tendo como local um paiol doado pelo senhor Estefano Dagostim.
Alguns anos depois, o senhor Luiz Darolt doou um terreno para a construção de uma nova escola. Além do ensino escolar, a escola era a sede dos encontros de fé, acontecendo ali a Catequese, novenas de Natal e Quaresma.
Alguns moradores mais antigos, dizem que, o nome da comunidade surgiu devido à construção desta escola sobre o morro, ficando mais bonito: "MORRO BONITO".
Antes de pertencer á Paróquia São Donato, Morro Bonito pertencia a Igreja Nossa Senhora da Consolata do Morro Estevão. A primeira Missa foi celebrada nesta escola por volta de 1970, pelo saudoso Pe. Bernardo Junkes.
Em 1984 o senhor Agenor Biff, doa a comunidade um terreno, onde foi construído um centro comunitário.
Em 17 de abril de 1985 foi inaugurado este Centro Comunitário por autoridades e abençoado pelo saudoso Pe. Bernardo Junkes, a partir de então, os encontros passaram a acontecer neste ambiente, onde os moradores ampliavam seus horizontes da fé.
Em 6 de março de 1987 foi fundado o Apostolado da Oração.
A comunidade escolheu como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus.
Em 4 de dezembro de 1988 realizou-se pela primeira vez na comunidade a Missa de 1ª Eucaristia, o que antes era realizado em outras comunidades. Portanto, este sacramento passa acontecer nesta comunidade.
A primeira Festa em honra ao Padroeiro, foi realiza em 9 de julho de 1989.
Em 2001 foi fundado a Associação de Moradores da comunidade, com o objetivo: a compra de um terreno para a construção de sua sede: o salão de festas. Em março de 2002 foi dado início a construção do salão.
A partir deste ano as missas foram celebradas neste novo local. Após algumas reuniões em comunidade houve um consenso para a construção da Igreja.
Em outubro de 2006 iniciou-se a construção da Igreja que foi inaugurada com muita festa no dia 20 de junho de 2010.
Hoje em nossa comunidade residem 54 famílias, tendo como principal atividade a agricultura e o pequeno comércio.
Nosso maior desafio é manter as famílias unidas e participativas na comunidade.
Nossa maior esperança e alegria é que se mantenham vivas as vocações dentro da comunidade e, além disso, enriquecida com o Apostolado da Oração, Grupos de Famílias, Catequese, Liturgia, CAEP, CPC, Dízimo, Mãe Peregrina e Ministros Extraordinários da Comunhão. Morro Bonito ajunta preciosos tesouros de comunhão para a santificação de nossa paróquia.
Esta é a nossa História, com Dificuldades, Alegrias, muita Esperança e Fé!

Endereço: Morro Bonito