Pastoral Litúrgica

O que é Liturgia? É Serviço e ação. Encontro de pessoas que se reúnem para celebrar a vida. A liturgia ocupa um lugar central em toda a ação evangelizadora da Igreja. Ela é o cume para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda sua força. Nela o discípulo realiza o mais intimo encontro com o seu Senhor e dela recebe a motivação e a força máxima para sua missão na Igreja e no mundo. A comunidade que celebra tem o compromisso de evangelizar o mundo. É a liturgia que cada dia nos edifica como templo santo do Senhor. É a liturgia que nos faz crescer, até atingirmos o amadurecimento pleno de Cristo. É a liturgia que mostra a Igreja como estandarte levando diante das nações, juntando num só corpo os filhos e filhas de Deus. A liturgia ocupa um lugar central em toda a ação evangelizadora da Igreja!
Cada Paróquia deve organizar a sua Pastoral Litúrgica, uma comunidade só caminha bem se estiver uma Pastoral Litúrgica bem organizada.
Cada Paróquia deve ter uma coordenação Paroquial de Liturgia e em cada comunidade deve ter uma coordenação de Liturgia, formem equipes de celebração, que ajudem o presidente e a Assembleia nas celebrações Litúrgicas (Eucarística, da Palavra ou Sacramentos).
A coordenação Paroquial de liturgia tem o dever de organizar: Ministros extraordinários da comunhão, Ministros da Palavra, do Batismo, das Exéquias, equipes de celebração para o Batismo, matrimonio e outros. Lembrando que os Ministérios Litúrgicos Leigos dependem da necessidade de cada Paróquia e com autorização do Pároco e do Bispo. Já as Pastorais são organizadas junto com o Pároco e a Pastoral Litúrgica.
A coordenação Paroquial de liturgia deve promover cursos de formação e atualização na liturgia permanente, conforme orientação da CNBB.
Nossa Paróquia conta com vários trabalhos e orientações:
- Equipe de coordenação Paroquial de Liturgia.
- Cada comunidade tem sua coordenação de liturgia e suas equipes de celebração.
- Temos os Ministros Extraordinários da Comunhão e da Palavra.
- Equipes de celebração do Matrimonio, Batismo e Exéquias.
- Durante o ano temos encontros de formação e atualização na liturgia.
- Temos os nossos coroinhas que colaboram e muito em nossas celebrações.
- Estamos organizando as vestes litúrgicas.

Com amor e carinho procuramos fazer o melhor para honra e gloria do nosso Deus.

Coordenador(a): Fagner José Wilmann