No ano de 1909, a Paróquia São José, em Criciúma, recebeu a provisão para atender a Capela de São Donato situada ao lado da estrada de Primeira Linha. Em 1923 teve início a construção de uma nova Capela ao lado do trilho onde hoje está o Hospital São Donato. Como mudou o traçado da linha de ferro, foi solicitado ao Arcebispo de Florianópolis a mudança do local da nova Capela. Surgiram desentendimentos na comunidade. Como consequência, a Capela de cima continuou as obras e teve início a construção da Capela de baixo onde hoje está a matriz, até que em1927 Içara tinha duas Capelas dedicadas a São Donato.

Aos 13 de janeiro de 1945 o Arcebispo autoriza a construção de uma única Igreja, sendo que as outras deveriam ser destruídas. Foi então construída uma pequena Igreja de madeira e posteriormente de material onde hoje funciona a Igreja da Misericórdia. Muitas foram as situações de conflito, ameaças e brigas que aos poucos foram sendo superadas.

A Paróquia de Içara foi criada aos 21 de dezembro de 1950 e o Pe. Boleslau Smielewski assumiu como primeiro Pároco aos 15 de janeiro de 1950. No dia 14 de janeiro de 1956 foi nomeado pároco o Pe. Bernardo Junks, que além do incentivo pastoral, motivou a construção e ampliação de Capelas e salões de festas e lançou os fundamentos da nova Igreja em dezembro de 1970. Junks Permaneceu na Paróquia até 2001, vindo a falecer no dia 03 de junho de 2001.

No dia 02 de fevereiro de 1991 o Pe. Oscar Paulo Pietsch recebeu a provisão de pároco e contribuiu para um maior dinamismo pastoral, revitalização e surgimento de novas comunidades e coordenou a reforma e ampliação da Igreja Matriz. Além dos padres citados, outros também trabalharam na Paróquia e contribuíram diretamente na caminhada pastoral.

Em 05 de fevereiro de 2005, Pe. Marcos Rech assumiu a Paróquia como Pároco e Pe. Samiro Meurer como vigário paroquial. Padre Samiro permaneceu até dezembro de 2009 quando foi nomeado capelão do hospital São José. Pe Marcos permaneceu até agosto de 2011 quando foi transferido para a cidade de  Morro da Fumaça. Destaca-se neste período a reorganização da Pastoral dos coroinhas e a criação da Pastoral da Comunicação (PASCOM).

No dia 02 de janeiro de 2011, Padre José Benjamim Cipriano assumiu como vigário paroquial, permanecendo até dezembro do mesmo ano. Também no ano de 2011, no dia 04 de setembro, com a saída de Pe. Marcos, Pe. Orlando Cechinel foi nomeado Administrador Paroquial. Aos 18 de dezembro de 2011 Pe. Antônio Mendes e Pe. Orlando Cechinel assumiram a paróquia como pároco e vigário paroquial respectivamente.

Em 2012, foram desmembradas da paróquia cinco comunidades: Quarta Linha, Terceira Linha, Ponta do Mato e HG que, junto com comunidades de paróquias vizinhas formaram a nova Paróquia Santo Antônio da Quarta Linha, tendo por seu primeiro pároco Pe. Orlando Cechinel, até então vigário paroquial em Içara. Nesta mesma data também a comunidade São João, da Primeira Linha passou a fazer parte da Paróquia do Bairro Michel. Com este desmembramento a Paróquia São Donato passou a contar com 18 comunidades.

Pe. Antônio Mendes deixou a paróquia em janeiro de 2013. No mesmo mês, recebeu a provisão de pároco desta sede paroquial Pe. Antônio Vander da Silva.

Sob o empenho e liderança do Pe. Vander, a paróquia deu grandes passos quanto a reformas de estruturas físicas da matriz e adjacências. Além da sua marcante capacidade empreendedora, Pe. Vander junto com as lideranças deram novo impulso a vida pastoral de nossa paróquia, reorganizando a atividade de nossas pastorais e movimentos e imprimindo contagiante criatividade em todos os âmbitos de nosso trabalho eclesial.

Pe. Vander deixou a função de Pároco aos 04 de fevereiro de 2018, transferindo-a para o Pe. Antoninho Rossi, que era até então Vigário Paroquial. Entre essa data até o dia 03 de julho de 2018, Pe. Vander permaneceu contribuindo com a Paróquia no ofício de Vigário Paroquial. Atualmente, o Vigário Paroquial é o Pe. Alex Sandro Serafim, que em 2015, foi ordenado presbítero na Igreja Matriz São Donato.

Hoje a paróquia eleva grande louvor a Deus pelo número de leigos e leigas engajados nos 35 serviços de pastoral que fazem acontecer a caminhada pastoral em cada uma das 19 comunidades, sob o ânimo e impulso do Pe. Antoninho Rossi que norteia a caminhada pastoral da Paróquia São Donato.